ROMA INAUGURA TREM TURÍSTICO NOTURNO PARA OS ALPES NA ITÁLIA

Um novo trem turístico noturno conecta Roma aos Alpes italianos durante a alta temporada do inverno europeu. A rota sazonal, chamada de Espresso Cadore, opera até 25 de fevereiro e oferece uma jornada única até a estação de esqui Cortina d’Ampezzo, uma porta de entrada para as Dolomitas, considerada Patrimônio Natural pela Unesco. Com capacidade para 220 passageiros, o trem parte de Roma Termini às sextas-feiras às 21h40, chegando à Comuna de Calalzo di Cadore aos sábados às 7h57. Os passageiros são então transferidos de ônibus para Cortina d’Ampezzo em aproximadamente 50 minutos, com paradas intermediárias.

O retorno ocorre aos domingos, partindo de Calalzo di Cadore às 21h e chegando a Roma Termini às segundas-feiras às 6h40. O trecho de ônibus de Cortina d’Ampezzo até Calalzo leva cerca de 50 minutos, também com paradas intermediárias. Os trens turísticos, reformados das décadas de 1980 e 1990, oferecem cabines com beliches para quatro ou seis pessoas, além de cabines com leitos mais confortáveis. Um vagão possui restaurante para serviços de jantar e bar, mediante pagamento extra. A tarifa inclui café da manhã para todos os passageiros, com a jornada total levando mais de 11 horas.

As passagens para janeiro estão disponíveis a partir de 160 euros por trecho (cerca de R$ 850) no vagão com beliche para seis pessoas. O ônibus de Calalzo a Cortina D’Ampezzo pode ser incluído na reserva por 10 euros (aproximadamente R$ 50).

Operado pela FS Treni Turistici Italiani (TTI), da Ferrovie dello Stato Italiane (FS Italiane), o novo transporte é o primeiro da empresa, que iniciou suas operações no ano passado, focando em viagens sustentáveis e mais lentas. A TTI planeja expandir suas rotas para outras cidades italianas e locais turísticos relevantes, além de investir em viagens com trens históricos combinados com visitas guiadas, percursos a pé e degustações.