Novas Regras de Entrada na Europa: Entenda o EES e o ETIAS

A Comissão da União Europeia confirmou oficialmente a implementação do Sistema de Entrada/Saída (EES) a partir de novembro de 2024 em 30 países, um passo fundamental para que o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) entre em vigor nos primeiros meses de 2025.O que é o EES (ENTRY EXIT SYSTEM)?

O Sistema de Entrada/Saída (EES) será um sistema oficial automatizado, projetado para registrar a chegada de turistas estrangeiros em estadias curtas, independentemente de necessitarem de visto ou não. Além de monitorar a entrada e saída dos viajantes, o EES também compilará dados sobre recusas de entrada.

Esse novo sistema substituirá o carimbo manual de passaportes, registrando de forma digital, informações como o nome do viajante, tipo de documento de viagem, dados biométricos (impressões digitais e imagens faciais), além da data e local de entrada e saída na União Europeia (UE).

O principal objetivo do EES é modernizar o gerenciamento de fronteiras, prevenir a migração irregular para o bloco e garantir a segurança dos cidadãos europeus. O sistema também será fundamental para identificar pessoas que ultrapassam o período permitido de permanência, bem como aquelas que tentam entrar na UE utilizando documentos falsificados.

 

  • Coleta de Dados: O EES armazenará dados como nome, documentos de viagem, impressões digitais, foto e datas de entrada e saída.
  • Registro Eletrônico: Os carimbos físicos nos passaportes serão substituídos por registros eletrônicos.
  • Controle de Permanência: O sistema verificará automaticamente se o visitante excedeu o período permitido de visita

 


O que é o ETIAS?

O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) é um “visto europeu” que será vinculado ao passaporte do viajante e terá validade de 3 anos, ou até o vencimento do passaporte. A autorização será obtida mediante o pagamento de uma taxa ao consulado e será implementada somente após a consolidação do EES.

 

Impacto para os viajantes

  • Automatização: Fronteiras mais ágeis com procedimentos automatizados, reduzindo filas e tempos de espera.
  • Maior Segurança: Melhora no controle e na segurança nas fronteiras, com um monitoramento mais eficiente de quem entra e sai dos países.

Assim que o EES estiver em operação, todos os turistas e visitantes deverão se registrar no sistema.

Embora os cidadãos brasileiros não precisem de visto para entrar na Europa atualmente, será necessário utilizar o EES e o ETIAS quando forem implementados.

Para mais informações sobre o EES, clique aqui.
Para mais informações sobre o ETIAS, clique aqui.

E para informações detalhadas sobre vistos e autorizações, recomendamos que consulte seu despachante de confiança.

Estamos à disposição para garantir que sua viagem ocorra com segurança e tranquilidade.

Fonte | Panrotas

 

📱 (11) 3384.2800