MÉXICO PERDEU R$600 MILHÕES DO BRASIL APÓS EXIGIR VISTO FISICO DE TURISTAS

O Brasil chegou a ser o terceiro principal mercado emissor para o México, contribuindo muito para o turismo local, sendo assim, durante negociações do Conselho Nacional Empresarial Turístico , Arsuaga pediu a facilitação do ingresso de turistas brasileiros no país.

Vale lembrar que Brasil e México resolveram adotar, de maneira bilateral, um sistema de vistos eletrônicos para facilitar o deslocamento dos viajantes entre ambos os países. Esse acordo foi realizado em Bruxelas, durante reunião entre a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.

No mercado de viagens ao Exterior, o Brasil é o principal na América Latina, sendo um dos mais importantes do mundo. Em 2022, o País foi o principal mercado de viagens na América Latina e estima-se que o vigésimo mercado mais importante a nível mundial.

Em agosto de 2022, o México cancelou o visto eletrônico para brasileiros e, até até março deste ano calcula-se que o país perdeu 92.784 turistas brasileiros, representando uma perda de US$ 123,5 milhões. Nesse período, pela primeira vez, o Brasil deixou de aparecer no ranking dos 10 principais emissores de turistas para o México.