GOVERNO ADIA EXIGÊNCIA DO VISTO PARA TURISTAS DOS EUA, CANADÁ E AUSTRÁLIA

Parece que o governo brasileiro decidiu adiar a obrigatoriedade de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália até 10 de abril. Inicialmente prevista para iniciar em 10 de janeiro, a exigência foi prorrogada por meio do Decreto nº 11.875, assinado pelo presidente Lula e publicado recentemente no Diário Oficial da União.

Houve um adiamento prévio da obrigatoriedade do visto para tripulantes desses três países, estendido por seis meses no mês passado. Esse novo adiamento para turistas é a segunda prorrogação do prazo. Originalmente, o governo anterior, presidido por Jair Bolsonaro, havia dispensado o visto para visitantes dos EUA, Canadá, Austrália e Japão. No entanto, o governo atual reintroduziu a exigência para reafirmar a reciprocidade, considerando que brasileiros precisam de visto para entrar nesses países.

Além disso, o Brasil e o Japão firmaram um acordo de isenção de vistos para viagens de até 90 dias entre os dois países, vigente desde 30 de setembro do ano passado até 29 de setembro de 2026. Porém, para os EUA, Austrália e Canadá, os brasileiros ainda necessitam de visto para entrada.